Como lidar com um orçamento limitado para TI

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

Dados da Accenture dão conta de que 68% dos líderes de empresas acreditam que os riscos de cibersegurança estão aumentando. O caminho para lidar com o problema? Direcionar parte do orçamento de TI para soluções de proteção.

O que se deve fazer, porém, quando a empresa tem um orçamento limitado para investir em tecnologias que podem a manter livre de ataques de hackers e da perda dados sensíveis? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Boa leitura!

Avalie sua realidade e comece a se planejar

Se sua empresa tem um orçamento de TI limitado, não se desespere. Isso não significa, obrigatoriamente, que seus dados vão permanecer vulneráveis e sim que você precisa tomar decisões estratégicas diante de uma realidade em que menos é mais.

Em outras palavras, você precisa encarar a realidade financeira da empresa para saber como melhor aplicar os recursos.

Seu planejamento deve ser voltado a proteger a empresa ao máximo e não simplesmente em investir em uma tecnologia que é bem recomendada, mas que pode “comer” todo seu orçamento de uma vez.

Combata a pressão com a estratégia

Pensando na segurança de dados, pode ser que você sofra pressão dentro da própria empresa ou de fornecedores para escolher logo esta ou aquela solução. Tenha a estratégia na gestão do seu orçamento de TI como “ferramenta” para lidar com essa situação.

Considere, por exemplo, que investir em uma solução baseada em nuvem pode ajudar, no médio prazo, a reduzir alguns custos da empresa, criando uma folga maior no orçamento para o investimento em outros softwares de segurança mais adiante.

Da mesma forma, vale mais investir em qualidade do que em quantidade. Uma solução de hiperconvergência como o Cisco Hyperflex, por exemplo, é escalonável e tem um custo mais acessível por essa razão. Assim, pode ser uma escolha mais estratégica para a sua empresa.

Sejam quais forem as tecnologias a serem escolhidas, o que queremos dizer é que você precisa ter metas claras. Não é recomendável apostar em uma solução porque é isso o que os concorrentes estão fazendo.

Antes de olhar para fora, é preciso considerar o cenário interno e ter clareza de como cada tecnologia pode ou não agregar valor à sua empresa.

Aposte em KPIs para orientar suas decisões

Para lidar com um orçamento de TI limitado, você precisa ter o máximo de dados possíveis para saber como os recursos da empresa podem ser melhor aproveitados.

Isso é feito a partir de uma parceria entre o setor de TI e o setor financeiro e, claro, da existência de métricas e indicadores que possam moldar um relatório sobre as finanças da empresa.

A ideia é identificar possibilidades de redução de custos que possam acabar dando origem a uma reserva financeira maior para os investimentos em TI. Ainda, pode ser possível prever as reduções de custo que uma tecnologia pode trazer à empresa para justificar sua compra e, quem sabe, flexibilizar o orçamento a partir daí.

Reavalie tecnologias e processos já existentes

Um orçamento de TI limitado pode ser a deixa para que a empresa reavalie as soluções que tem em uso antes de buscar outras novas. Às vezes, é o dinheiro que você perde usando uma solução ultrapassada que está limitando o investimento em novos softwares ou equipamentos.

Sendo assim, pode ser mais interessante pesquisar a existência de tecnologias mais avançadas e mais econômicas e investir primeiro nessa substituição. A redução de custos atrelada a essa decisão é mais uma estratégia capaz de, em médio prazo, aumentar o orçamento de que a empresa dispõe para investir em TI.

Aposte na orientação de especialistas

As dicas que demos até aqui fazem sentido, mas você não faz ideia de como pensar estrategicamente a escolha de soluções tendo um orçamento de TI limitado? É natural.

Se você não é um especialista em TI com bom entendimento das necessidades gerais da empresa, pode mesmo ter dificuldades em orientar as decisões de escolha de tecnologias e o investimento a ser feito.

Por isso, outra dica é buscar a orientação de especialistas, como os da Prolinx.

Considere o outsourcing de TI

Desenvolver e gerenciar uma solução de TI internamente pode ser mais caro do que terceirizar todo esse serviço. Por isso, se sua empresa tem um orçamento limitado, convém avaliar a possibilidade de apostar no outsourcing de TI.

A contratação de um parceiro ou fornecedor permite que você pague valores proporcionais aos seus interesses e necessidades. Com isso, pode haver uma economia de custos, inclusive porque quem é responsável por investir mais em sistemas e infraestrutura é a empresa terceirizada e não a sua.

Isso também reduz os custos com manutenção e treinamentos da equipe interna, permitindo que o orçamento de TI seja mais bem aproveitado. Paralelamente, sua empresa passa a contar com especialistas que vão garantir o bom funcionamento de seus sistemas e a segurança de dados.

Gostou do post? A Prolinx pode ajudar você a melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa, respeitando seu orçamento. Entre em contato!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter