O certificado SSL é uma forma de garantir mais confiabilidade ao site de sua empresa, sinalizando um nível maior de segurança aos internautas.
Atualmente, criar um site sem SSL é facilitar a vida dos cibercriminosos e deixar as pessoas em dúvida quanto a autenticidade do endereço. Algo que pode, entre outras coisas, resultar na perda de potenciais clientes.
Ainda, o certificado favorece a melhoria do posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca, já que o Google considera a segurança como um fator de classificação.
Siga em frente com a leitura para se aprofundar um pouco mais no assunto!
O Certificado SSL
SSL é a sigla para Secure Socket Layer. Como vimos, o principal objetivo deste certificado é garantir a segurança do site do seu negócio.
Ao utilizá-lo, sinais visuais vão aparecer claramente no navegador do seu visitante atestando que aquele site tem melhores níveis de segurança. Algo que passa mais tranquilidade ao internauta.
Como o SSL funciona
Você pode estar se perguntando: como é o funcionamento desse certificado? Com o SSL, toda a segurança do site da sua empresa será realizada por meio da criptografia.
Essa técnica já não é nova e vem sendo aprimorada regularmente. Envolve o uso de um sistema de chaves, uma pública e outra privada, para codificar e decodificar o significado dos dados.
Dessa forma, a informação criptografada com a chave pública só será acessível para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.
Por que você deve usar o Certificado SSL no site da empresa
A segurança é o motivo principal para a utilização do certificado SSL, especialmente porque protege a troca de dados entre computadores e servidores.
Além disso, o SSL contribui para evitar o phishing, protegendo tanto o cliente quanto a empresa.
Vale dizer ainda que o certificado SSL contribui para:
Aumentar a relação de confiança com o cliente
Se você negocia produtos pelo site do seu negócio e precisa realizar transações financeiras, a presença do certificado SSL é fundamental.
Com o certificado, você tem melhores chances de atestar a autenticidade do site, além de oferecer aos clientes opções de pagamento online com cartão de crédito, inclusive com parcelamento.
Outro ponto é que, com isso, o SSL minimiza a possibilidade de que os dados pessoais do comprador sejam interceptados por algum hacker ou intermediário malicioso.
Ter mais versatilidade
O certificado SSL é válido para diversos dispositivos como tablets, smartphones e notebooks. Por isso, passa a ser uma opção de segurança versátil independentemente do dispositivo usado para a navegação.
Destacar o SEO
A presença do certificado SSL no site é considerado pelo Google, desde 2014, como um fator importante de ranqueamento nos mecanismos de buscas.
Não sabe o que é isso? Nós explicamos. Já reparou que, ao fazer uma pesquisa no Google, aparecem diversos links na página de resultados? A ordem desses links não é escolhida por acaso.
O buscador tem critérios múltiplos para determinar quem aparece nas primeiras posições e, consequentemente, ganha o maior número de acessos.
Para ter o seu site aparecendo em destaque nas buscas é importante investir em bom conteúdo e em certos cuidados estratégicos, como o certificado SSL..
Receber dados de análise mais precisos
Ainda, se o site da sua empresa usa o certificado SSL, as ferramentas de análise, como o Google Analytics, serão capazes de ver dados de referência não importando se os visitantes chegam até você por sites seguros ou não.
Isso facilita que estudos e decisões sobre as ações no site sejam feitos de forma mais bem-sucedida.
Tipos de Certificados SSL
Hoje em dia, existem cinco tipos de Certificados SSL, cada um com a sua especificação. São eles:
- Certificado SSL: Tipo de certificado mais básico. Prova a propriedade do domínio e cria uma conexão segura e criptografada com o usuário;
- Certificado SSL Wildcard: Criptografa todas as informações de um site e suas páginas relacionadas. Também faz a segurança em servidores e subdomínios.
- Certificado SSL com validação organizacional: Ideal para sites que não trabalham com e-commerce. Esse certificado é destinado à empresas, instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos;
- Certificado SAN SSL: Essa opção é destinada a quem precisa de certificados para vários sites com domínios diferentes ao mesmo tempo, em termos econômicos é mais vantajosa para quem tem esse perfil;
- Certificado SSL com validação estendida: Certificado destinado a quem lida com dados referentes a pagamentos online. Tipo de criptografia mais avançada e poderosa.
Como identificar se o site é seguro
Agora que você sabe que o certificado SSL funciona com criptografia, quais são os tipos e porque a sua empresa precisa ter, é hora de aprender a identificar a presença ou não desse certificado.
Isso vai servir para que você saiba se o site do seu negócio possui o certificado SSL ou se você, como usuário da internet, está navegando em endereços seguros.
São duas formas de verificar se o site tem o certificado:
- Observe a URL: sites que possuem SSL utilizam o protocolo HTTPS ao invés de HTTP. Essa é uma informação que aparece logo no início de endereço.
Veja um exemplo: https://sitefictício.com.br;
- Verifique a presença do cadeado na barra de navegação: nem sempre o HTTPS aparece junto ao endereço do site, por isso, existe outro indicador.
A existência de um cadeado fechado, que pode ou não aparecer na cor verde, indica a presença do certificado SSL.
Em contrapartida, a ausência do cadeado ou a presença de um cadeado aberto, que pode ou não aparecer na cor verde, revela a ausência do certificado de segurança.
Como obter o certificado SSL
Caso o site da sua empresa ainda não tenha o certificado SSL, você pode consegui-lo gratuitamente por serviços como o Let’s Encrypt e Cloudflare ou optar por soluções pagas que são encontradas em sites como Uolhost e Godaddy.
SSL e cibercriminosos
O certificado SSL é uma relevante ferramenta de segurança para sites em geral. Entretanto, nem tudo são flores e os cibercriminosos já encontraram algumas maneiras de burlar esse certificado.
Uma das estratégias é a criação de sites falsos bastante parecidos com os originais e que contam com a devida certificação de segurança.
Em geral, os criminosos usam o phishing para tentar direcionar as pessoas a esses sites falsos e roubar dados sensíveis.
Para se resguardar dessas situações, a empresa deve apostar em estratégias de comunicação e identidades visuais bem definidas que não gerem dúvidas dos clientes.
Além disso, a dica de especialista da Prolinx é a utilização de um firewall NGFW; uma tecnologia capaz de analisar o SSL, mesmo com a criptografia, e impedir a navegação em sites maliciosos.
Precisa de ajuda para garantir uma navegação segura? Entre em contato com a Prolinx, estamos prontos para ajudar!