Sua empresa ainda não implementou o gerenciamento de logs? Essa é uma necessidade que acompanha a crescente geração de dados no mundo corporativo, assim como o aumento de fraudes e ameaças.
O gerenciamento de logs garante a solução desse problema através da gestão da infraestrutura de dados.
Uma vez que estão por trás de toda infraestrutura de TI, os logs precisam ser gerenciados e protegidos.
Com ferramentas específicas, capazes de filtrar, tratar e relatar o comportamento dos logs, é possível garantir a eficácia da segurança da informação dos seus dados.
Isso é fundamental, já que analisar os dados manualmente é impossível, tendo em vista o grande volume gerado pelos softwares. A seguir entenderá melhor sobre os logs e como gerenciá-los!
O que são logs e qual sua utilidade
Em síntese, logs são registros de ocorrências que acontecem dentro do ambiente de TI. Esses registros contêm dados de fontes diversas, como roteadores, firewalls, switches, Linux, Windows e todas demais aplicações utilizadas pela empresa.
Tais registros são armazenados em formato de texto e contêm informações como data e hora do ocorrido na aplicação, criando um histórico desde a autenticação.
O objetivo é que os registros sejam fonte de informação para solução de problemas técnicos.
Dessa forma, o gerenciamento de logs promove uma autonomia do sistema de gestão de dados no que diz respeito ao monitoramento daqueles gerados pela infraestrutura.
Isso resulta na automatização da análise dos dados e a consequente resposta rápida para o gerente de segurança de TI sobre o status da rede.
Gerenciamento de logs: o que é?
A quantidade de dados gerados por minuto atualmente pelos sistemas e softwares é quase incalculável. Sendo assim, é humanamente impossível que os Gestores de Segurança de TI monitorem as ocorrências manualmente em tempo real.
É por isso que existe o gerenciamento de logs. Sua função é de armazenar e organizar os dados coletados, para que estes estejam disponíveis de maneira imediata para qualquer consulta necessária.
O gerenciamento de logs centraliza as informações emitidas por todas as aplicações, servidores e dispositivos utilizados no sistema em um só local, facilitando assim a análise e tomada de decisões.
Quer saber como isso ocorre? Veremos isso a seguir.
Gerenciamento de logs: como funciona?
O gerenciamento de logs eficaz, além de reunir em uma só central todas informações das aplicações do sistema, deve ser capaz de alertar o gestor em tempo real quanto a ocorrências suspeitas identificadas.
O funcionamento do esse gerenciamento pode ser subdividido em cinco principais etapas: 1) coleta, 2) ingestão, 3) pesquisa e análise, 4) visualização e 5) relatório. Confira cada uma em detalhes:
Coleta
Como o nome já indica, na fase de coleta, os registros são todos armazenados de maneira centralizada e em formato de texto.
É importante que esse armazenamento aconteça fora dos servidores de aplicativos ativos, já que o contrário disso seria redundante.
A coleta com suas especificidades tem como objetivo a transmissão posterior desses dados para o gerenciamento de logs.
Ingestão
Na etapa chamada de ingestão, os dados coletados são importados e formatados.
É nessa etapa que os dados são vinculados a data e hora da ocorrência. Demais observações e/ou dados importantes também devem ser relacionados durante a ingestão.
Pesquisa e análise
Já na etapa de pesquisa e análise, cada linha dos registros coletados é averiguada e analisada, a fim de que os dados já estejam prontos para serem interpretados quando sua utilização for necessária.
Esse processo de pesquisa e análise pode acontecer de forma ágil e automatizada, desde que a TI conte com o uso de ferramentas automatizadas agregadas ao gerenciamento de logs.
Monitoramento e alertas
Por sua vez, nesta etapa, o gerenciamento de logs admite a configuração de alertas de monitoramento. As definições de filtros para disparos de notificações são personalizáveis, de acordo com o objetivo.
Para isso, é preciso que estejam claros quais os critérios de definição dos alertas, sempre relacionando a eles as atividades que serão foco do monitoramento.
Visualização e relatório
Por último, a etapa visualização e relatório apresenta o conclusivo sobre todo o processo de gerenciamento de logs. A partir dos relatórios gerados nesta fase, que soluções serão criadas.
Para isso é importante definir a melhor maneira de apresentação dos resultados obtidos, pois é de extrema importância que estejam claros e objetivos para o alcance das metas propostas.
Existem algumas várias ferramentas de gerenciamento de logs disponíveis no mercado. Como então saber qual delas se adequa melhor a cada caso? Continue a leitura para entender mais sobre esse assunto.
Gerenciamento de logs: como selecionar a melhor ferramenta?
É de extrema importância escolher uma ferramenta de gerenciamento segura e eficaz. Essa escolha está diretamente ligada à segurança e ao desenvolvimento ideal de uma corporação.
Como já dissemos, a ferramenta escolhida para o gerenciamento de logs precisa ser capaz de monitorar e sinalizar, em tempo real, a ocorrência de anormalidades nas aplicações. Além disso, a aplicação não deve ter só o potencial para armazenar os dados.
Mais que isso, ela deve criptografá-los a fim de manter tudo em extrema segurança e sigilo. Ao mesmo tempo, deve permitir que pessoas autorizadas tenham acesso fácil e rápido aos dados obtidos no gerenciamento de logs.
Solução SIEM para Gerenciamento de logs
Uma ferramenta específica para o gerenciamento de logs é a solução SIEM. Além de todas as demais ferramentas individuais de segurança popularmente conhecidas, o SIEM agrega o papel de gerenciador complementar.
Seu principal objetivo é monitorar e organizar tudo, de forma segura. Os resultados obtidos a partir dele são apresentados em um dashboard didático e fácil de monitorar, o que o faz cada vez mais popular em diferentes tipos de organizações.
Para que tudo dê certo na rotina da TI, é fundamental contar com ferramentas avançadas que proporcionem a automatização da análise dos logs.
Entretanto, cabe ressaltar que, para que o gerenciamento de logs atinja o resultado proposto, não basta só ter uma boa ferramenta, é preciso conhecimento.
Falamos de conhecimento aplicado na gestão de segurança de TI para analisar e monitorar os dados obtidos e mais que isso, ser capaz de propor soluções a partir deles.
Sabemos que fazer isso internamente pode ser um desafio para muitas empresas. Por essa razão, a Prolinx conta com o ProSec, uma solução exclusiva para o monitoramento e gestão constante de vulnerabilidades.
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