O que é uma infraestrutura de segurança multicamadas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

O Brasil é o segundo maior alvo de ataques cibernéticos do mundo. Uma realidade que está fazendo da infraestrutura de segurança multicamadas uma estratégia cada vez mais utilizada.

Isso porque, em razão da agressividade desses ataques, apenas saber escolher o melhor antivírus para a sua empresa não é o suficiente. Para garantir a segurança de dados, é preciso aliar medidas que aumentem os níveis de proteção da rede corporativa. E é justamente isso o que as multicamadas permitem fazer.

Quer entender melhor sobre essa infraestrutura de segurança e evitar que ameaças causem prejuízos à sua empresa? Siga em frente com a leitura do post!

Afinal, o que é infraestrutura multicamadas?

É bem provável que você já tenha deduzido, uma infraestrutura de segurança multicamadas presume a existência de diferentes camadas de proteção. Mas é possível entender isso de uma forma mais prática e clara!

A ideia desta estratégia é fortalecer os níveis de proteção, tornando mais difícil a entrada e ação de qualquer malware. Para tanto, a empresa deve contar com diferentes ferramentas de segurança que funcionem em vários níveis para proteger cada ponto de entrada da sua rede.

O objetivo é reduzir as chances de que um ataque cibernético seja bem sucedido, evitando que a empresa tenha prejuízos e outros problemas.

Por que essa estratégia está sendo adotada?

Os cibercriminosos adotam estratégias novas constantemente. Como já mencionamos e você pode acompanhar em outros posts do blog como Ransomware no Brasil: veja os principais ataques do último ano, as ameaças estão cada vez mais fortes e bem estruturadas. E isso as torna mais perigosas e mais difíceis de vencer.

Para lidar com essas ameaças é preciso conhecê-las e, então, descobrir como eliminá-las. Esse processo pode demandar tempo, deixando as empresas (e outras vítimas) bastante vulneráveis.

Em um cenário ideal, contar com apenas uma camada de proteção deveria ser o suficiente, mas se apegar a essa ideia é colocar a sua rede corporativa em risco. Reforçar a segurança criando camadas de proteção é a forma de fazer com que a empresa barre as ameaças para não ter de lidar com suas danosas consequências.

Em outras palavras, a infraestrutura de segurança multicamadas é uma estratégia de prevenção que pode salvar os dados e garantir o futuro de um negócio.

Guia da Segurança de Rede: do básico ao avançado

Como funciona a infraestrutura de segurança multicamadas

Se uma ameaça eventualmente vencer uma camada de proteção, terá de enfrentar outras ainda mais fortes para aumentar seu acesso à rede da empresa. Essa característica funciona como um dificultador que pode minar a atuação do malware.

A infraestrutura de segurança multicamadas deve:

  • utilizar ferramentas para proteger todos os pontos de entrada da rede corporativa;
  • reforçar a proteção dos pontos de acesso de extremidades para evitar que dispositivos conectados à rede representem porta de entrada para ameaças;
  • implementar medidas de controle de acesso dos usuários da rede, com ferramentas como a criptografia de dados para evitar vazamentos;
  • contar com outras ferramentas e serviços de segurança que garantam o funcionamento de cada camada de proteção criada.

Assim, a criação de camadas é uma estratégia que faz com que a rede da empresa seja dividida e protegida por diferentes ferramentas. Como consequência, uma eventual invasão não contamina todos os equipamentos, aplicações e dados, evitando que o problema tenha consequências graves.

Qual a melhor opção para a sua empresa?

Existem diversas formas de implementar a segurança multicamadas em sua empresa e a melhor estratégia depende, principalmente, do que a empresa quer proteger. Entre as principais estratégias de segurança multicamadas podemos citar:

  • Web Aplication Firewall (WAF) – voltado para sites e aplicações web;
  • IDS / IPS (Intrusion Detection System ou Sistema de Detecção de Intrusão e Intrusion Prevention System ou Sistema de Prevenção de Intrusão) – também é voltado para aplicações web e outros serviços disponibilizados na internet, dentre outros;
  • Autenticação em dois fatores
  • Criptografia de dados
  • Isolamento das camadas de aplicação

Escolher a melhor opção para a sua empresa pode ser um desafio, por isso é importante contar com uma consultoria especializada para não correr o risco de ter surpresas negativas e prejuízos no futuro.

Ficou com alguma dúvida quanto à infraestrutura de segurança multicamadas? Deixe um comentário, utilize nosso chat online para conversar com um de nossos consultores ou entre em contato pelo telefone (31) 3351-2223.

Leia também os artigos relacionados 

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter