Prolinx

Blog / Informe-se

Mapa da Segurança: descubra se a sua empresa está protegida contra ataques

Mapa da Segurança descubra se a sua empresa está protegida contra ataques

Você tem certeza de que sua empresa está protegida contra ataques cibernéticos? Um volume cada vez maior de dados circula pela internet e nas redes de computadores diariamente. Há um lado positivo e um negativo, que está relacionado aos incontáveis riscos aos quais sua empresa está exposta.

É inegável que a tecnologia traz benefícios para a rotina de trabalho. Infelizmente, porém, essa mesma tecnologia está sujeita à ação de pessoas mal intencionadas que espalham vírus e outros programas maliciosos, seja por pura diversão (há quem veja graça nisso) ou para causar prejuízos e problemas graves.

Neste post, apresentamos algumas ações que devem fazer parte do dia a dia para garantir a segurança de sua empresa. Acompanhe!

Antivírus e firewall

O uso de programas antivírus pode ser considerado como uma ação de nível básico de segurança. Seu objetivo, como o nome indica bem, é proteger o equipamento e a rede da empresa da ação de vírus e outros malwares.

Mais do que manter o antivírus ativo, sua empresa deve se preocupar em escolher um programa adequado às suas necessidades. Em casa, muitas pessoas utilizam modelos gratuitos e conquistam a segurança de que precisam. Porém, para o ambiente de trabalho, o ideal é contar com um antivírus corporativo, mais forte e especialmente desenvolvido para lidar com as demandas de uma empresa.

Além disso, é importante saber que o uso do antivírus não dispensa a ativação das proteções de firewall. Essas são ferramentas de segurança que atuam de forma complementar e, portanto, podem ser utilizadas simultaneamente.

Softwares originais e atualizados

Pessoas mal intencionadas buscam brechas de segurança e falhas que possam ser utilizadas como porta de entrada para os malwares que desenvolvem. E, por isso, é importante utilizar softwares originais e mantê-los atualizados.

Softwares piratas são mais suscetíveis a apresentar essas brechas e, portanto, colocam em risco a segurança da sua empresa. Por sua vez, sempre que uma desenvolvedora de softwares anuncia uma atualização, o faz, dentre outras razões, para eliminar eventuais falhas e aumentar a segurança de seus programas.

Boas práticas na rede interna

É comum que empresas adotem procedimentos de segurança com login e senhas de acesso. Caso sua empresa ainda não adote essa solução, vale considerar a possibilidade. Caso já o faça, é importante se lembrar de escolher senhas fortes e de atualizá-las periodicamente para aumentar a proteção.

Além disso, é importante contar com senhas individualizadas (uma para cada colaborador) ou, ao menos, uma que garanta diferentes níveis de acesso para assegurar que cada setor da empresa só consiga visualizar e alterar dados diretamente relacionados à sua função.

Isso contribui para evitar o vazamento de informações e, ainda, para que um problema de segurança em um setor não se estenda a toda rede da empresa.

Boas práticas na internet

Estabelecer normas para limitar ou guiar o acesso dos colaboradores da empresa à internet é crucial para protegê-la contra ataques. É preciso que todos saibam que devem evitar links e sites suspeitos e qualquer outro conteúdo de origem duvidosa.

É importante, também, que sejam orientados quanto ao compartilhamento de dados pessoais ou da empresa para evitar vazamentos. E, ainda, que evitem fazer o download de programas, sobretudo se não tiverem certeza de sua procedência ou do procedimento correto para evitar que programas maliciosos “escondidos” nesses downloads também sejam instalados, comprometendo a segurança do equipamento e da rede.

Backup em nuvem

Caso alguma medida de segurança falhe ou qualquer outro problema coloque em risco os dados da empresa, é importante tê-los salvo em algum lugar. Ainda é muito comum fazer uso de backups físicos, como os famosos HDs externos, mas a solução em nuvem é muito mais segura e interessante.

O backup em nuvem pode ser programado e feito de forma automática, evitando o risco de esquecimento. Assim, permite que os dados estejam sempre a salvos e possam ser acessados com facilidade.

Assim, ainda que não seja uma forma de proteger sua empresa contra ataques, o backup é uma ferramenta que reduz problemas e evita prejuízos, caso a empresa seja vítima de um cibercriminoso.

Quer mais dicas para aumentar a proteção de sua empresa? Confira nosso Guia de Segurança de Rede e saiba tudo, do básico ao avançado!

Quando pensamos dessa maneira fica clara a importância de investir em um backup e mantê-lo sempre atualizado. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora com um de nossos representantes que responderemos a todas elas!

Estou disponível no WhatsApp para conversaremos sobre o Mapa da Segurança: descubra se a sua empresa está protegida contra ataques

Presleyson Lima

Leia mais...

CenturyTelecomDedic(feed)-min
Blog25_Wifi(feed)-min
CiscoIMATextil(feed)-min