MSS e MDR: saiba escolher a solução mais adequada para sua empresa

Com novos recordes de ataques cibernéticos registrados, é imperativo que as empresas busquem soluções para aumentar seus níveis de proteção e sua postura de segurança. Entenda como MSS e MDR podem ajudar e saiba qual solução escolher para sua organização!
Tempo de leitura: 8 minutos
mss mdr

Sumário

Já não é novidade que a segurança cibernética se tornou um assunto estratégico nas empresas. Sem medidas protetivas adequadas, qualquer negócio está sujeito a se tornar uma vítima do cibercrime, ter prejuízos e arriscar seu futuro.

O relatório anual da Trend Micro indicou novo recorde em 2022; foram 146 bilhões de ataques bloqueados em todo o mundo, 55% a mais que no ano anterior. O bloqueio é o que salva pessoas e organizações de lidarem com consequências potencialmente catastróficas.

E, para dar à sua empresa essa chance de vencer as ameaças, é preciso implementar abordagens robustas e proativas de gestão da segurança cibernética, seja com MSS ou MDR. Saiba mais!

MSS e MDR: entenda os serviços

Tanto MSS quanto MDR são serviços oferecidos por provedores especializados que disponibilizam sua tecnologia e seus especialistas ― com toda sua expertise ― para cuidar da segurança cibernética das empresas contratantes.

Isso resulta em vantagens como custos reduzidos para contar com medidas poderosas de defesa contra os cibercriminosos e suas ameaças cada vez mais complexas.

MSS ― Managed Security Services

MSS é sigla para Managed Security Services ou Serviços de Segurança Gerenciados, uma solução que permite a uma empresa contar com modelos de segurança personalizados e eficientes contra ameaças do mundo cibernético.

Embora a entrega desses modelos possa variar, existem recursos básicos que um MSS deve entregar: monitoramento de segurança, resposta a incidentes e gerenciamento de risco.

O provedor do serviço é responsável por monitorar a rede corporativa e os sistemas da empresa em busca de algum sinal de atividade maliciosa. A partir disso, pode orientar sua empresa a organizar um processo de resposta mais ágil e assertiva contra ameaças cibernéticas.

Por fim, o provedor de MSS disponibiliza um recurso para identificar e avaliar eventuais riscos de segurança da infraestrutura de TI da empresa, guiando a criação de planos de mitigação para prevenir outros ataques.

Vantagens MSS

A terceirização do serviço já indica alguma das vantagens do MSS, mas vamos focar no que a contratação de um provedor para esse tipo de solução oferece:

  • Melhor postura de segurança: melhorar a capacidade da empresa de identificar e corrigir vulnerabilidades, monitorar atividades maliciosas e responder a incidentes de segurança;
  • Redução do risco: contribui para que a organização reduza o risco de ataques cibernéticos ao fornecer uma camada extra de proteção;
  • Liberação de recursos: libera a TI interna para se concentrar em outros aspectos do negócio, como desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente e inovação.

MDR ― Managed Detection and Response

MDR é sigla para Managed Detection and Response ou Serviços Gerenciados de Detecção e Resposta, uma abordagem de segurança em que os processos de monitoramento, detecção de ameaças e resposta a incidentes é conduzido pela inteligência humana.

Em outras palavras, ao invés de priorizar o uso de tecnologias automatizadas, o MDR conta com uma equipe de especialistas para conduzir uma análise profunda e eficaz das ameaças.

Usando diferentes técnicas, esses especialistas detectam ameaças em potencial e as analisam para indicar para a empresa as melhores medidas de contenção de riscos cibernéticos a serem tomadas em cada caso.

Vantagens MDR

Além da equipe de especialistas, essa abordagem também tem vantagens interessantes para organizações que buscam melhorar sua segurança contra ameaças cibernéticas, como:

  • Monitoramento contínuo e detecção avançada: propõe o monitoramento 24/7 em busca de atividades maliciosas contando com recursos avançados de detecção como o threat intelligence ou inteligência de ameaças;
  • Gerenciamento estratégico de riscos: categoriza os riscos identificados e analisados de acordo com o grau de periculosidade, indicando as ações corretivas prioritárias para a empresa;
  • Resposta proativa a ameaças: contribui para uma postura proativa diante de possíveis ameaças e incidentes de segurança.

Principais diferenças entre o MSS e MDR

Embora tenham objetivos afins na proteção de dados e sistemas, MSS e MDR são serviços diferentes, sobretudo no que diz respeito a:

Resposta do evento

Começando pela resposta aos eventos ou incidentes de segurança, o que temos é o seguinte:

  • MSS: em geral, foca mais no monitoramento e gestão de segurança para detectar, analisar e notificar os eventos em tempo real. Entretanto, pode ter uma abordagem mais limitada em relação à resposta a eventuais incidentes, não indo além da emissão de alertas e relatórios para a equipe de TI;
  • MDR: tem um foco maior na investigação dos eventos e na resposta a incidentes de segurança, permitindo que a equipe de TI responsável seja mais proativa na adoção de medidas de contenção de riscos.

Em suma, enquanto o MSS notifica a equipe acerca de ameaças para que a equipe, então, tome medidas para resolver o problema, o MRD adota medidas para resolver as ameaças por conta própria.

Assim, a segunda solução tende a ser mais eficaz para reduzir o downtime, favorecendo a continuidade dos negócios e evitando prejuízos relacionados ao incidente de segurança.

Conjunto de soluções

Como haveria de ser, abordagens distintas contam com soluções distintas para assegurar a segurança cibernética de uma empresa.

  • MSS: fornece uma gama de soluções de segurança cibernética ― com recursos como como monitoramento de firewalls corporativos, análise de logs, detecção de intrusões, entre outros ― para manter a infraestrutura segura e garantir a implementação adequada das políticas de segurança;
  • MDR: é um serviço mais integrado e focado na resposta a incidentes. Por isso, oferece soluções de detecção avançadas, como análise de comportamento de ameaças, inteligência de ameaças e outros.

Perceba que as diferenças têm relação com o foco principal de cada serviço: MSS com monitoramento e detecção e MDR com resposta a ameaças.

Mentalidade proativa

Por último, é preciso considerar que o nível de proatividade das abordagens é diferente, o que impacta o tempo de resposta a incidentes de segurança cibernética.

  • MSS: é uma solução mais reativa e, portanto, mais indicada para empresas que precisam de ajuda para detectar e responder a ameaças. Isso porque, embora faça o monitoramento em tempo real, depende da equipe interna para responder aos problemas identificados;
  • MDR: é mais proativa, sendo uma abordagem indicada para empresas que precisam de ajuda para prevenir ameaças de segurança. Isso porque a equipe de especialistas tem uma mentalidade mais orientada para ação, agindo ativamente na investigação e mitigação de ameaças.

A partir desse comparativo, é possível começar a entender que as diferentes abordagens atendem a diferentes demandas, de acordo com a realidade de cada organização que contrata um provedor de serviços de proteção cibernética.

Como escolher a melhor solução para sua empresa 

Assim, chegamos às orientações acerca de como escolher entre uma solução MSS e uma MDR para a sua empresa.

O primeiro passo é entender a necessidade de avaliar as características próprias da organização ao invés de cair no erro de tentar descobrir qual é a solução mais usada, de forma genérica, sem entender os motivos por trás da escolha.

Também é fundamental avaliar cuidadosamente os recursos, o nível de ameaça e de risco tolerável, além da capacidade de resposta interna frente a incidentes de segurança.

Nesse sentido, cabe ponderar sobre algumas questões-chave para uma análise mais profunda que ajude a identificar qual solução faz mais sentido para a empresa:

Tamanho e escala da empresa

O MSS pode ser uma opção melhor para empresas de menor porte por ser um serviço mais acessível. Por sua vez, organizações maiores e com mais ativos de TI podem preferir uma solução MDR que consiga lidar com um volume maior de dados e de ameaças cibernéticas.

Nível de expertise em segurança

Ainda, se a organização conta com uma equipe interna com conhecimentos avançados em resposta a incidentes, o MSS pode atender bem suas necessidades. Isso porque fornece o monitoramento e os alertas necessários para que a equipe faça a gestão de riscos e ameaças.

Por outro lado, se a equipe interna tiver limitação de conhecimentos ou recursos, o mais indicado é que o MDR seja a solução de segurança cibernética adotada em razão dos serviços adicionais de resposta a incidentes.

Nível de segurança necessário

Também é importante considerar a demanda de segurança da empresa. Em geral, se a organização lida com dados altamente sensíveis, o MDR é a melhor escolha. O mesmo vale para o caso da empresa estar inserida em um setor mais visado pelos cibercriminosos.

Isso porque falamos de uma solução que se baseia em uma abordagem mais proativa e especializada e, consequentemente, capaz de oferecer níveis mais elevados de proteção contra ameaças avançadas.

Requisitos de conformidade

Para além da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) ― que deve ser uma preocupação de todas as empresas ―, cabe considerar eventuais regulamentações e padrões de conformidade que se apliquem ao setor de atuação da organização.

Em alguns casos, é exigido um nível de conformidade elevado em relação à segurança cibernética, sobretudo visando a proteção de dados sensíveis de clientes e outros usuários. Nesses casos, o MDR pode ser uma opção mais adequada.

Sensibilidade aos custos

Por fim, é fundamental considerar o orçamento disponível e fazer uma boa análise de custos x benefícios. Com isso em mente, ressaltamos que o MDR tende a ser mais caro do que o MSS, em razão dos serviços adicionais e especializados oferecidos.

Paralelo final

Por fim, para facilitar ainda mais o processo de decisão entre MSS e MDR, confira as orientações a seguir:

O MSS pode ser uma boa escolha se sua empresa:

  • Já conta com um SOC de serviço completo ou com uma equipe interna altamente capacitada para responder a incidentes de segurança cibernética;
  • Tem um perfil de risco relativamente baixo, ou seja, não depende fortemente de ativos digitais para as operações diárias e nem armazena dados sensíveis de clientes;
  • Tem um orçamento mas limitado para arcar com novas soluções de segurança cibernética;
  • Deseja terceirizar apenas tarefas básicas de segurança, como atualizações de sistema e correções de software.

Por sua vez, o MDR pode ser a melhor escolha caso a organização:

  • Não conte com um SOC interno ou equipe interna de segurança cibernética devidamente capacitada para ajudar no gerenciamento e resposta a alertas;
  • Não esteja preparada para treinar a equipe de segurança cibernética ou para gerenciar o conjunto de ferramentas de segurança internamente;
  • Tenha um perfil de risco que demande monitoramento contínuo e resposta rápida a incidentes;
  • Precise obedecer a medidas de conformidade robustas para proteger os dados dos clientes.

Em tempo, cabe ressaltar que pode fazer sentido à sua empresa adotar uma abordagem híbrida, combinando MSS e MDR para atender a necessidades específicas.

Para não ter dúvida: a Prolinx é a melhor escolha

Além de considerar as diferenças entre MSS e MDR e os fatores que ajudam a escolher entre uma e outra abordagem, é importante avaliar o provedor dos serviços de segurança cibernética.

Seja com MSS ou MDR, é fundamental que o provedor contratado tenha ampla experiência em detecção e resposta a incidentes de segurança, sendo capaz de lidar inclusive com ameaças avançadas.

Seu tempo de mercado, reputação e catálogo de soluções pode indicar as chances de sucesso dessa parceria. Inclusive, é interessante também que esse provedor ofereça outros serviços de segurança preventiva, como a realização de pentests (testes de intrusão) e análise de vulnerabilidades.

Por fim, o provedor de MSS ou MDR deve oferecer um nível de suporte que atenda as necessidades de sua empresa, tanto em relação à disponibilidade quanto aos canais de contato.

A Prolinx conta com uma equipe altamente capacitada e atualizada para ajudar a melhorar a postura de segurança cibernética de sua empresa, além de dispor de tecnologias avançadas para o monitoramento, detecção, análise e resposta a incidentes.

Mais do que isso, desenvolvemos uma solução exclusiva de segurança proativa que envolve serviços especializados para fazer análises em tempo real e garantir a Segurança da Informação.


Se interessou? Saiba mais sobre nosso serviço de Gestão de Vulnerabilidade e o ProSec ― nossa solução exclusiva à disposição da segurança cibernética de sua empresa!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter