Os pilares da Governança de TI e os modelos de implementação

A governança de TI se ancora em pilares como o alinhamento estratégico e a gestão de riscos para que os recursos de tecnologia garantam a atuação plena da empresa e a conquista dos objetivos de negócios. Saiba mais!
Tempo de leitura: 7 minutos
governança TI

Sumário

Em linhas gerais, a governança de TI orienta os processos, atuação e uso de ativos do setor. Dito dessa forma, parece apenas (mais) uma burocracia, mas há algo que se esconde aí.

O avanço tecnológico e o uso crescente de ferramentas de automação, serviços de nuvem e outras soluções têm o objetivo claro de facilitar a rotina de trabalho, aumentar a produtividade e levar à conquista de objetivos de negócios.

Porém, nada disso acontece se não houver um planejamento para um alinhamento claro entre tecnologia e business. Em outras palavras, sua empresa precisa saber quais recursos usar, como usar e entender qual o papel a TI deve desempenhar para favorecer a atuação dos demais setores.

É justamente nesse ponto que a governança de TI se torna algo de suma importância para que os investimentos em tecnologia tenham o retorno esperado. Saiba mais ao longo da leitura!

O que é Governança de TI

Governança de TI é o conjunto de regras e práticas que orienta o uso dos ativos de TI da empresa e a tomada de decisões. Algo que deve ser definido de forma a manter um alinhamento com a cultura organizacional e a estratégia de negócios.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, “as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum”.

Sendo assim, falamos de algo que ultrapassa a TI e engloba a adoção das medidas mais adequadas para a continuidade das operações, o desenvolvimento da empresa e seu sucesso. O que faz total sentido visto que os recursos tecnológicos têm peso crescente no desempenho das organizações.

Pilares da Governança de TI

Entenda que a governança de TI deve estar alinhada à governança corporativa, contando com uma base sólida para a sua implementação. A seguir, você confere os principais pilares:

  • Alinhamento estratégico: integração entre TI e negócios.
  • Agregação de valor: conquista de benefícios com custos otimizados;
  • Gerenciamento de recursos: otimização dos investimentos em recursos de TI e sua utilização;
  • Gerenciamento de riscos: realização de análises e respostas a riscos e cuidado com a conformidade de processos;
  • Mensuração de desempenho: avaliação e divulgação do desempenho dos aspectos tratados pela TI.

Agora, vamos entender melhor cada um desses pontos.

Alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico é o primeiro pilar porque as diretrizes de TI precisam atender às diretrizes corporativas, de modo geral, para que realmente possam contribuir para a conquista dos objetivos de negócios.

Para tanto, faz sentido a criação de um planejamento estratégico de TI que considere as estratégias da empresa, sua área de atuação, produtos e serviços. O objetivo é definir a infraestrutura necessária, bem como a arquitetura de TI mais adequada. O mesmo vale para a escolha de medidas de Segurança da Informação e a opção ou não pelo outsourcing de serviços de TI ― e de quais serviços.

Em suma, toda a TI da empresa, seus recursos e processos precisam funcionar de forma plena e segura, e atendendo às estratégias de negócios.

Agregação de valor

Outro pilar da governança de TI é garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados, gerando valor adicional para a organização. Em outras palavras, o uso da tecnologia deve favorecer os processos e as entregas da empresa.

O que se busca é uma entrega que atenda o nível de Service Level Agreement (SLA) definido para a segurança na execução dos serviços, favorecendo o cumprimento de metas e o respeito às questões contratuais estabelecidas entre a empresa e seus usuários.

Ou seja, a TI deve gerar valor de modo a contribuir para que a organização consiga entregar o que oferece aos usuários, sempre com qualidade, garantindo um baixo risco e um retorno sobre o investimento (ROI) alto.

Gerenciamento de recursos

Entenda ainda que faz parte da governança de TI definir e gerenciar o orçamento da TI, o que envolve os recursos físicos que compõem a infraestrutura e também os recursos humanos, sejam profissionais internos e/ou terceirizados.

Para tanto, é possível considerar algumas práticas como:

  • Mecanismo de decisão: define responsabilidades e atribui competências a cada profissional da TI da empresa;
  • Critérios de priorização: indica as prioridades de investimento em TI, sempre considerando a estratégia de negócios da organização;
  • Portfólio de TI: considera os objetivos gerais de negócios bem como as chances de retorno de cada ativo de TI e projeto para definir as prioridades de investimento.

Gerenciamento de riscos

A governança de TI não apenas estrutura o setor como se responsabiliza por mantê-lo de pé. É por isso que a gestão de riscos é um pilar de destaque que direciona para a identificação e correção de vulnerabilidades de TI para evitar riscos ou mitigar seus efeitos de forma eficaz e rápida.

Mensuração de desempenho

Por último, apresentamos o uso de indicadores de desempenho para avaliar as entregas da TI e avaliar se o setor está sendo capaz de promover os benefícios esperados.

Ou seja, trata-se de uma forma de mensurar a performance da TI e de seus projetos. Algo que também serve para a definição de pontos de melhorias e a revisão do planejamento estratégico e de sua conformidade com a governança corporativa e com os objetivos de negócios.

Com isso, entenda que esses pilares também criam um ciclo. A mensuração de desempenho nos leva de volta ao alinhamento estratégico e pode desencadear ajustes globais a partir daí, sempre em busca de melhorias em processos e recursos.

Para tanto, a análise deve considerar diferentes aspectos como a operação dos serviços de TI, desenvolvimento, atendimento a clientes internos, estratégias de segurança, entrega de serviços e outros.

Benefícios da Governança de TI

Você deve ter percebido que o processo de implementação da governança de TI não é simples, mas vale a pena. Confira os principais benefícios:

Redução de custos

A governança de TI indica quais demandas são prioritárias e também orienta a melhor utilização dos recursos de TI da organização. Isso evita gastos desnecessários porque leva a escolhas mais estratégicas e pautadas pelo melhor custo-benefício.

Entre as escolhas que a governança pode orientar está a definição de quais processos podem ser automatizados e quais podem ser terceirizados, de modo a reduzir custos e gerar ganho de eficiência para a empresa.

Além disso, por contribuir para aprimorar a estrutura dos processos de TI, a governança favorece entregas mais ágeis e resultados mais positivos, evitando desperdício de tempo e dinheiro com retrabalhos e correções.

Mais Segurança da Informação

A governança de TI faz com que a organização tenha a estrutura e o planejamento necessários para adotar medidas de Segurança da Informação, evitar a paralisação das operações e o vazamento de dados.

Isso inclui garantir a adequação da empresa às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2021. Algo que faz com que a governança seja importante inclusive para evitar riscos e sanções legais.

Redução e gerenciamento de riscos

Riscos tecnológicos e cibernéticos são o contraponto de todos os benefícios que as novas soluções apresentam para as empresas. Por isso, não há saída que não seja entender como evitá-los e como responder a eventuais problemas da melhor forma possível.

A governança corporativa permite a antecipação de riscos para que sejam corrigidos antes que se concretizem e também contribuem para diminuir o tempo resposta em caso de incidentes reais. Assim, falamos de algo que favorece a continuidade dos negócios e evita a perda de informações sensíveis.

Ganho de produtividade

Também vale mencionar que o governança de TI contribui para o melhor uso dos recursos de TI da organização, bem como das melhores tecnologias do mercado, o que favorece o cumprimento de tarefas em diversos setores da empresa.

Entenda que é papel da governança tornar os processos da organização mais ágeis e simples por meio do uso dos softwares mais adequados, assim como da adoção de tecnologias de automação. Escolhas que reduzem o tempo gasto, além de evitar erros e favorecer a redução de custos.

Modelos para usar na implantação da Governança de TI

A essa altura, resta saber como implementar a governança de TI na sua empresa e, para auxiliar, vamos apresentar três modelos que podem ser usados para orientar o processo:

  1. Information Technology Infrastructure Library (ITIL);
  2. Control Objectives for Information and Related Technologies (COBIT);
  3. Project Management Body of Knowledge (PMBOK).

Os dois primeiros são os mais usados, mas o terceiro também é uma opção válida sendo, inclusive, bastante conhecido. Veja mais sobre cada um:

Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

O ITIL é um modelo de governança de TI que permite a estruturação da gestão de serviços, definição de regras e procedimentos a serem adotados pela TI.

Seu foco é definir quais as principais demandas que devem ser atendidas pelo setor, o que é feito por meio de um processo que utiliza um catálogo de TI para empresas para avaliar como a TI interna presta seus serviços e atende as demais áreas da organização.

Control Objectives for Information and Related Technologies (COBIT)

Por sua vez, a COBIT é um modelo de governança de TI que se baseia principalmente em um conjunto de boas práticas para a gestão de TI.

Por conectar os processos de TI com os requisitos do negócio de cada empresa, é um modelo muito usado para assegurar que a governança de TI esteja alinhada à governança corporativa e aos objetivos traçados.

Project Management Body of Knowledge (PMBOK)

Para fechar, embora não seja propriamente um modelo de governança de TI, o PMBOK é útil porque define um conjunto de boas práticas capaz de auxiliar a gestão do setor.

Esse conjunto de boas práticas, inclusive, também é muito útil para a gestão de riscos de TI e de uma organização como um todo. Assim, essa alternativa pode ser usada de forma complementar a ITIL e COBIT para uma governança de TI ainda mais forte.

Conte com a Prolinx

Independentemente do modelo usado, a implementação da governança de TI em qualquer empresa depende da avaliação e do entendimento da realidade do setor.E, para isso, você pode contar com a Prolix. Conheça nosso serviço de diagnóstico e consultoria de TI e saiba por onde começar a estruturar seu projeto de governança e implementar outras mudanças para o setor!

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