NOC e SOC: principais diferenças e por que unificar essas soluções

Tempo de leitura: 6 minutos
NOC SOC

Sumário

Estar sempre pronto e disponível para atender as demandas operacionais é o objetivo número um da maioria das empresas. Nesse sentido, o NOC e o SOC entram para manter essa disponibilidade de atendimento e segurança de dados visível.

A disponibilidade das aplicações, serviços tecnológicos e sua segurança são hoje pontos relevantes nos negócios. Sem esses pontos alinhados, o funcionamento, lucratividade e qualidade de uma corporação podem ser comprometidos.

Vamos juntos descobrir, a seguir, o que são NOC e SOC e o que eles têm a ver com tudo que foi dito!

O que é NOC

A sigla NOC ― em inglês, Network Operation Center ― quer dizer Centro de Operações de Rede. Nessa central, são monitorados todos dispositivos e softwares utilizados na empresa.

Esse monitoramento tem como objetivo prever e evitar falhas do sistema. Por identificar possíveis erros antecipadamente, as correções acontecem de forma mais ágil. Dessa forma são evitadas paralisações indesejadas.

O NOC em ação permite maior disponibilidade do sistema, funcionando de maneira adequada. A Central de Operações de Rede conta com uma equipe especializada e disponível.

Essa equipe é capaz de visualizar a necessidade de reparo antecipadamente. Ao ser sinalizado um início de falha a equipe fica ciente antes mesmo do cliente ser afetado.

Categorização de problemas

Os problemas identificados no NOC são categorizados de acordo com seu nível. Assim, são direcionados aos respectivos responsáveis por solucionar, cada qual no seu âmbito. Essa dinâmica possibilita a rápida identificação e sinalização no sistema, para tomada de decisões a respeito.

Acima de tudo, essa ferramenta busca a extinção da inatividade do sistema. Algo que, quando ocorre, causa inúmeros prejuízos nos lucros e produtividade de toda a empresa. Manter a TI disponível é algo que exige conhecimento e atenção em tempo integral.

NOC as a Service

Esse Centro de Operações de Rede está disponível em forma de serviço que sua empresa pode contratar junto a um provedor, é o NOC as a Service que, em outras palavras, é a terceirização do serviço de monitoramento de ativos de TI e de gestão de vulnerabilidades e eventos.

A ideia é interessante porque reduz os custos com a instalação e manutenção da infraestrutura necessária ao passo que permite que sua organização conte com tecnologias de ponta. Além disso, evita a sobrecarga da TI interna passando toda a responsabilidade de monitoramento e gestão para especialistas externos que são experts no assunto.

O que é SOC

O SOC ― em inglês, Security Operation Center ― quer dizer Centro de Operações de Segurança é uma estrutura da corporação, dedicada à cibersegurança de toda ela. É uma função que atua em conjunto com o NOC, focando na segurança da e infraestrutura.

O Centro de Operações de Segurança monitora, investiga e detecta ameaças à rede de dados e sua segurança. Assim, conta sempre com uma equipe disponível e capacitada. Esse setor age de forma planejada, imediata e preventiva no combate às invasões.

Todo esse monitoramento acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana e, na maioria das vezes, de forma remota. É como um sistema de segurança patrimonial, mas voltado à prevenção e combate de ataques cibernéticos.

SOC as a Service

E como haveria de ser, esse Centro de Operações de Segurança também existe como serviço ofertado por provedores, o que dá origem ao SOC as a Service. Falamos de um serviço de detecção de ameaças relacionadas à cibersegurança que funciona por assinatura.

Da mesma forma que acontece com o NOC as a Service, o que temos aqui é uma oportunidade para que sua empresa reduza custos e conte com os melhores recursos ― tecnológicos e humanos ― para gerenciar vulnerabilidades e responder de forma ágil e eficiente a ameaças e incidentes de cibersegurança.

Diferença entre SOC e NOC

Em relação ao NOC, a diferença é que o SOC atua no monitoramento de prevenção em segurança. Ambos se conectam, inclusive se integrando. Geralmente, quando o SOC não vai bem, o NOC também segue a linha, e vice versa.

Apesar de parecidos e complementares, suas funções são diferentes. A essência de prevenir, monitorar e otimizar é a mesma. O que difere é que o NOC faz um trabalho voltado para estabilizar o funcionamento da rede, enquanto o SOC protege esta rede.

Importância dessas ferramentas para as empresas

O ambiente de TI exige atenção redobrada e profissionais capacitados. A todo momento, as redes recebem dados externos e internos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Por isso, a rede precisa contar com segurança e estabilidade.

Uma rede instável é vítima do chamado downtime. A falta do NOC leva o sistema a uma inatividade sem previsão de retorno. Uma queda de rede pode significar prejuízo financeiro à empresa e insatisfação de clientes.

Com a troca ininterrupta de dados, a segurança precisa seguir a mesma linha, sem pausas. É importante lembrar que hoje, os softwares das corporações guardam informações sigilosas e importantes. Sendo assim, não podem ficar vulneráveis a uma rede onde há inúmeros perigos.

A vantagem de ter o NOC e o SOC no seu negócio

Possuir em sua estrutura o NOC e SOC é uma decisão estratégica que promove inúmeros resultados; desde a melhora nos índices de satisfação do cliente, até níveis internos de gerenciamento e governança.

Em suma, considerando a velocidade da mudança dos dados e o volume de ameaças na rede, não há objeção quanto à importância do NOC e SOC. Eles devem ser classificados como essenciais para o alcance das metas executivas nos dias atuais.

SNOC: por que unificar SOC e NOC é uma boa ideia para os negócios?

Agora que você conhece bem cada uma das soluções, é hora de entender porque unir NOC e SOC e ter à disposição uma ferramenta ainda mais completa que recebe o nome de SNOC, sigla para Security Network Operations Center.

Como vimos, as funções de NOC e SOC são completamente distintas, embora as duas sejam fundamentais para assegurar a continuidade dos negócios e proteger a organização. Assim, seja como for, o interessante é que sua empresa conte com ambas.

A melhor forma de fazer isso é optando pelo SNOC para possibilitar o compartilhamento de recursos, reduzir custos e garantir o máximo de proteção contra as ameaças que possam comprometer as operações críticas da rede.

Isso significa otimizar a proteção contra diferentes tipos de problema que poderiam provocar a paralisação dos negócios ou levar a violações de dados que exponham a empresa, seus clientes, gerando problemas legais e perdas financeiras.

E, seguindo a lógica do que vimos até aqui, o SNOC também existe na forma de um serviço terceirizado, com as mesmas vantagens já destacadas.

Conte com a Prolinx para o monitoramento e segurança de sua empresa!

É comum que muitas empresas não saibam da possibilidade de terceirizar essa função. Nesses casos, colocam em risco seus resultados por não saberem por onde começar nem como conduzir o processo corretamente.

Cada central de controle ― sejam independentes ou unificadas do SNOC ―precisa ser monitorada sempre com muito conhecimento. Por isso, é importante deixar o monitoramento nas mãos de profissionais capacitados para essa função. O SNOC remoto é realidade no mercado e permite que especialistas terceirizados assumam a totalidade da operação ou as partes mais críticas, onde não há equipe interna para suprir essa necessidade.

A Prolinx vem se especializando ao longo da sua trajetória e aprimorando a infraestrutura dos seus clientes para manter maior disponibilidade dos negócios. 

Em razão dessa experiência prática com toda evolução, nos tornamos aptos a entregar ótimas soluções. Uma delas, que funciona de forma segura e comprovadamente eficaz, é nosso serviço completo de gestão de vulnerabilidades.

Não perca tempo! Conheça o PROSEC e entenda como essa solução se encaixa em sua empresa!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter