Pentest as a Service: saiba o que é e otimize sua segurança

As soluções que melhoram a postura de segurança das empresas precisam evoluir sempre. Nesse movimento, o pentest tradicional está dando lugar ao Pentest as a Service; terceirizado, mais robusto e eficiente.
Tempo de leitura: 5 minutos
pentest as a service

Sumário

À medida que as ameaças cibernéticas se tornam mais robustas e o ambiente de TI evolui, soluções antigas precisam ser repaginadas para seguirem cumprindo bem o seu papel. É o que levou ao surgimento do Pentest as a Service.

Não é de hoje que o teste de intrusão é mencionado quando o assunto é segurança cibernética. O motivo é simples: faz total sentido querer descobrir a existência de vulnerabilidades que possam colocar uma empresa em risco.

Para tanto, existem diversos tipos de pentest que podem ser conduzidos pela TI interna e, como opção mais recente e poderosa, o serviço de pentest realizado por uma equipe terceirizada; sim, o Penetration Testing as a Service (PTaaS).

O que é Pentest as a Service?

O Pentest as a Service é como um “upgrade”, um aprimoramento do pentest tradicional em que uma empresa terceirizada oferece o serviço de realização dos testes de intrusão, se responsabilizando pela estrutura necessária, e garantindo mais agilidade e segurança nos resultados.

Em outras palavras, ao invés de designar a equipe interna de TI para realizar os processos, a organização pode contratar o serviço de pentest e contar com especialistas externos para conduzir avaliações de segurança em suas redes, aplicativos e sistemas.

O objetivo não muda: identificar eventuais vulnerabilidades de segurança para que sejam corrigidas antes que se tornem uma brecha de entrada para invasores. Entretanto, isso passa a ser feito de forma mais especializada, com mais agilidade e custos reduzidos para a empresa contratante.

Isso porque é quem fornece o serviço que arca com os custos operacionais, o que inclui as ferramentas utilizadas para cada teste e a capacitação da mão de obra responsável por executá-los.

O que o Pentest as a Service deve incluir?

Para que o Pentest as a Service seja realmente superior ao processo de testagem tradicional, precisa incluir alguns elementos essenciais. Veja a seguir:

Pessoal especializado

O fornecedor do Pentest as a Service deve contar com uma equipe de especialistas no assunto, que tenham amplo conhecimento acerca de técnicas de ataque e estratégias de segurança cibernética.

Também deve contar com uma pessoa experiente e com certificações aplicáveis para conduzir os testes de intrusão com segurança e eficiência.

Relatórios detalhados

O processo do Pentest as a Service culmina em um relatório de pentest certificado que apresenta insights importantes e acionáveis para melhorar a postura de segurança da empresa.

Esse relatório deve detalhar as vulnerabilidades encontradas, possíveis caminhos de ataque e brechas de segurança, além de orientações claras e contextualizadas sobre o que deve ser feito para corrigir cada problema.

Resultados liderados por pessoas e habilitados para AI

O mais interessante é buscar um serviço de pentest que se ancore em uma abordagem híbrida, ou seja, tenha processos de automação conduzidos por pessoas e habilitados para AI ou Inteligência Artificial.

O objetivo é obter resultados abrangentes, ou seja, detectar o máximo de vulnerabilidades possível por meio do uso de ferramentas específicas e metodologias adequadas para avaliar o sistema, validar descobertas e descartar falsos-positivos.

Garantia de continuidade dos negócios

O processo do Pentest as a Service não pode interromper a rotina de trabalho da empresa contratante. Assim, o provedor ideal deve ser capaz de testar os sistemas críticos com segurança, sem interferir na continuidade do negócio.

Sem mencionar a importância de conseguir cumprir com os prazos acordados para que a testagem seja feita e o relatório apresentado.

Personalização do serviço de Pentest

Um teste de intrusão pode ser feito de diferentes formas, com base na metodologia escolhida. O provedor do serviço deve ser capaz de analisar as especificidades do negócio e definir como realizar o pentest de forma eficiente.

É isso que vai assegurar que o máximo de vulnerabilidades seja identificado, atender às metas predefinidas pela empresa contratante e ajudá-la a resolver os problemas de forma adequada, além de reduzir os custos.

Quais são os benefícios do Pentest as a Service?

O uso do Pentest as a Service oferece diversos benefícios significativos para as organizações que contratam um provedor em busca de identificar vulnerabilidades e brechas, e corrigi-las o quanto antes. Veja:

Redução de custos

Como já mencionado, os custos operacionais do teste de intrusão são assumidos pela empresa provedora. Além disso, a análise de especialistas dedicados ao assunto permite que o teste de intrusão mais adequado seja feito, evitando perda de tempo e a refação onerosa do processo de testagem.

Especialização

O serviço de Pentest leva à organização contratante um time altamente capacitado, detentor de um alto nível de expertise em segurança cibernética que é difícil reunir internamente.

Falamos de pessoas cujo trabalho passa justamente por acompanhar a evolução dos ataques, as práticas mais comuns dos hackers a cada momento e a conhecer a fundo as melhores formas de combater esses problemas.

Testes híbridos e alta capacidade de gestão de vulnerabilidades

Além disso, os recursos dedicados de um provedor de Pentest as a Service permitem um processo conduzido de maneira híbrida, conforme mencionamos. Ou seja, liderado por pessoas e habilitado para AI.

Ainda, faz com que seja mais simples analisar um alto volume de vulnerabilidades com mais agilidade e eficiência, o que pode ser traduzido como uma identificação precoce de brechas de segurança. Algo que, por consequência, permite que a empresa categorize os riscos e defina suas prioridades de ação rapidamente, antes de se tornar vítima de um ataque cibernético.

Conformidade

Também vale mencionar que um bom Pentest as a Service contribui para que as regulamentações de segurança sejam devidamente cumpridas pelas empresas contratantes.

Vale, por exemplo, para a conformidade com as normas da LGPD de forma a corrigir brechas que poderiam levar ao vazamento de dados dos usuários da organização, e para outras regulamentações que se apliquem ao seu setor de atuação.

A Prolinx é o provedor de Pentest as a Service que você procura!

Depois de entender a solução e sua importância, o próximo passo é buscar um provedor confiável, que ofereça tudo aquilo que um Pentest as a Service deve ter, e ajude sua empresa a fortalecer suas defesas e postura de segurança.

A Prolinx tem especialistas certificados, vasta experiência na realização de testes em busca de vulnerabilidades e no apontamento das melhores soluções para corrigi-las.
Conheça nosso processo de Análise de Vulnerabilidades e conte conosco para manter seus dados e sistemas seguros mesmo em um ambiente digital cada vez mais perigoso!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter