SOC as a Service: o que é e por que contratar?

O SOC as a Service é um modelo de assinatura de serviço de detecção de ameaças relacionadas à cibersegurança, oferecendo a tecnologia e a infraestrutura necessárias, poupando recursos da sua empresa.
Tempo de leitura: 5 minutos
SOC as Service Banner Blogpost

Sumário

O cibercrime custará ao mundo US$ 10,5 trilhões por ano, até 2025. Não é sem motivo que a Segurança da Informação se tornou uma questão importante para qualquer empresa.

Em busca de proteção, contar com um SOC as a Service é a melhor forma de otimizar a resposta a incidentes cibernéticos e minimizar eventuais danos.

Essa preocupação é crescente em uma realidade em que o trabalho remoto ficou mais comum.

Com usuários que podem acessar a rede corporativa de qualquer lugar no mundo, cada vez mais empresas têm contratado serviços de Centro de Operação de Segurança (SOC).

Neste post, você vai entender o que é o SOC as a Service, qual a sua importância e por que optar por essa abordagem de gestão das vulnerabilidades da sua empresa. Continue a leitura e entenda. Se preferir, fale agora com um especialista sobre nossa solução de SOC.

O que é SOC as a Service?

O SOC as a Service é um modelo de assinatura de serviço de detecção de ameaças relacionadas à cibersegurança, que oferece a tecnologia e a infraestrutura necessárias para efetuar a resposta a esses incidentes.

Assim, o SOC atua na prevenção, detecção e resposta a incidentes de segurança, oferecendo uma visão ampla sobre o ambiente organizacional.

Por meio do monitoramento centralizado dos indicadores de conectividade e eficácia dos sistemas, garante que a detecção e solução das vulnerabilidades ocorra de forma rápida e com redução de danos.

No entanto, implementar um Centro de Operação de Segurança internamente pode ser uma tarefa complexa, demorada e com custo elevado. Isso porque é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Encontrar profissionais altamente capacitados, treinando-os para a função;
  • Analisar os sistemas adequados para instalação da infraestrutura de um SOC;
  • Identificar os pontos de vulnerabilidade de segurança;
  • Realizar a implementação e manutenção constante do SOC;
  • Contar com a disponibilidade 24/7 da equipe de monitoramento, arcando com seus custos trabalhistas. 

Nesse sentido, o modelo de SOC as a Service pode ser bastante vantajoso para as empresas. Isso porque oferece todos os benefícios de um SOC, mas sem os altos custos, a complexidade e as preocupações que acompanham a criação e a geração de um projeto internamente.

Com um serviço SOC, é possível terceirizar as pessoas, os processos e as tecnologias necessárias para esse tipo de empreendimento. Algo que ocorre porque o SOC as a Service é gerenciado externamente e entregue como um serviço baseado em nuvem.

.

Quais são os benefícios do SOC as a Service?

O SOC as a Service oferece muito mais do que os provedores de serviços de segurança e de detecção e resposta a incidentes. Esse tipo de abordagem garante mais abrangência, flexibilidade, transparência e agilidade no tratamento de ameaças.

Confira a seguir os principais benefícios de um SOCaaS:

SOC as a Service: Detecção e correção mais rápidas

Por meio da automação e ciência de dados, o SOCaaS oferece uma rápida detecção das ameaças, emitindo alertas de alta confiança.

Com um monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, os provedores de SOC ainda reduzem a carga das equipes internas de segurança.

SOC as a Service: Agilidade e escalabilidade de negócios aprimoradas

O SOC as a Service oferece suporte para que a empresa possa crescer de forma segura, dimensionando e alterando seu consumo de SOC de acordo com as demandas e prioridades.

Em tempos de IoT, trabalho remoto e expansão de serviços, contar com um SOCaaS pode ser uma importante vantagem competitiva para a escalabilidade do negócio.

SOC as a Service: Redução de custos

Um SOC as a Service atua como qualquer outro tipo de serviço de assinatura ou por demanda: as empresas pagam por ele como uma despesa operacional mensal, baseada no consumo.

Dessa forma, torna-se muito mais vantajoso financeiramente contratar um SOCaaS do que instalar um SOC local, considerando os gastos com infraestrutura e pessoal.

.

Por que contratar SOC as a Service ao invés de construir o seu próprio?

Existe uma série de variáveis a se considerar na hora de decidir se a empresa deve operar o seu próprio SOC ou contratar um provedor desse tipo de serviço corporativo.

Confira alguns pontos favoráveis à contratação de um SOC as a Service abaixo:

Tecnologia

As ameaças cibernéticas têm se tornado cada vez mais complexas, passando por alterações a uma velocidade difícil de ser acompanhada.

Por essa razão, é fundamental adquirir, implantar, configurar, atualizar e manter as diversas ferramentas de segurança para operar um SOC de forma eficaz.

Como indicamos, isso tudo pode custar caro quando falamos em um SOC local. Já em um SOC as a Service, essas operações estão inclusas no valor pago ao provedor de serviço.

Pessoas 

A maioria das empresas não tem analistas suficientes para executar um SOC, uma vez que a solução exige especialistas qualificados na busca de ameaças e respostas a incidentes de segurança.

Além disso, dependendo da sofisticação do SOC necessário, também é preciso contratar cientistas e engenheiros de dados, pesquisadores e gestores de equipe.

Para isso, a empresa deve constantemente contratar, integrar e treinar novos membros do time. Essa é uma tarefa que demanda tempo e dinheiro, além de ser pouco estratégica.

Conformidade e certificação 

Privacidade e proteção de dados são aspectos cada vez mais importantes para as organizações. É imperativo manter altos padrões para evitar violações de segurança.

Por isso, um SOC deve estar alinhado aos preceitos da ISO 27001 e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que regulamenta o tratamento de dados pessoais e sensíveis no Brasil.

Alcançar essa conformidade e mantê-la pode ser um processo caro e demorado, que deve ser considerado no custo total de um SOC local.

Eficácia 

É preciso muito esforço e conhecimento para executar um SOC altamente eficiente.

Isso porque as ameaças evoluem constantemente e, consequentemente, as pessoas, processos e ferramentas para detectar essas vulnerabilidades também devem passar por atualizações regulares.

Instalações

Um Centro de Operações de Segurança é um espaço onde os especialistas trabalham em conjunto.

O custo para adquirir, instalar e manter a segurança de um local como esse, com atuação 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser considerável. Algo que, mais uma vez, coloca ao SOC as a Service em vantagem.

.

SOC as a Service da Prolinx

Compreendendo os desafios enfrentados pelas organizações em relação à proteção de seus dados, a Prolinx conta com um SOC as a Service para realizar o monitoramento constante do ambiente de nossos clientes.

Com tecnologia de ponta, especialistas qualificados e experientes, oferecemos uma análise completa e resposta rápida às ameaças.

O SOC da Prolinx conta com 7 camadas de proteção:

  1. Análise de segurança;
  2. Detecção de intrusão;
  3. Avaliação de configuração;
  4. Detecção de vulnerabilidades;
  5. Análise de dados de registro;
  6. Integridade dos arquivos;
  7. Conformidade técnica e com as normas que regulamentam o setor. 

Com isso, temos o que sua empresa precisa para reformar sua proteção em um contexto em que as ameaças se tornam mais nocivas a cada dia e os ataques mais agressivos.

Para saber mais sobre como realizar a gestão das vulnerabilidades de segurança da sua empresa, conte com a Prolinx!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter